Select Menu

Gif Flulink



Slider

Travel

Performance

Cute

My Place

Mercado Tricolor

Racing

O esporte que chamamos futebol

A origem do futebol surgiu na China antiga e era chamado de “Kemari”. Muito popular, era jogado por 16 jogadores, divididos em dois times. O objetivo principal do jogo era passar uma bola entre duas estacas fincadas no chão.

Na Grécia antiga relatos históricos descrevem que o povo praticava o “Epyskiros”, um jogo disputado com uma bola feita de bexiga de boi, coberta por uma capa de couro. Os romanos copiaram as regras e criaram o “Harpastum”.

Na Inglaterra, onde o esporte foi aperfeiçoado, passou a ser praticado em grande escala. O jogo inglês era muito violento e não tinha regras definidas. Somente em meados de 1860, surgiram os primeiros regulamentos como: o número de participantes, o tamanho do campo – 80/120m – e os gols feitos de dois pares de postes com largura de 1m, chamados de arcos. O gol acontecia quando a bola, feita de couro, cruzava as duas traves.

Na França e na Itália, esportes parecidos também surgiam. Os franceses tinham o “Soule” e os italianos o “Calcio”, surgido a partir de uma briga entre grupos de oposição política na cidade de Florença.

Somente no século XIX o futebol se tornou mais organizado. Em 1860 apareceram os primeiros clubes que promoviam campeonatos. A rivalidade era grande, mas ainda não haviam regras comuns. Cada equipe queria jogar com as suas normas.

Para a criação de um regulamento unificado, representantes de clubes, capitães de equipes e dirigente de escolas reuniram-se e formaram, em outubro de 1863, a Football Association. A entidade foi na verdade a precursora da International Football Association Board, mais conhecida como International Board, responsável desde 1886 pela regulamentação e modificação das regras do futebol.

Em 1868 os ingleses criaram a figura do árbitro, que no início tinha que comandar os jogos aos gritos.

Lentamentamente o esporte foi ganhando suas regras definitivas e que evoluem até hoje em dia. Surgiram as traves superiores – travessões -, as redes, o pênalti. Estabeleceu-se o número de jogadores para cada equipe – 11 -, as dimensões do campo e o tamanho da bola. Em 1901 foram delimitadas as áreas e, em 1907, criada a lei do impedimento.

Pelo menos em cinco lugares foram realizadas partidas de futebol no Brasil, antes do regresso de Charles Miller ao país, em 1894. Tido como “fundador” da modalidade esportiva em solo brasileiro por ter trazido duas bolas, uma agulha, uma bomba de ar e dois uniformes completos da Inglaterra, onde estudava, ele tem a seu favor o fato de ter organizado o esporte em nossas terras.




O futebol cresceu no Brasil com Charles Miller. Paulista do Brás, foi estudar na Inglaterra muito cedo, aos nove anos de idade, retornando ao Brasil tempos depois com as bolas e o sonho de ver o futebol crescer no país. Apesar de ter chegado em 1894, apenas no ano seguinte Miller viu a primeira partida “oficial” ser realizada no país.

O São Paulo Railway Team – com Charles em campo – venceu por 4 a 2, o Team do Gás, na Várzea do Carmo. Estas “peladas” iniciais deram forma ao primeiro Campeonato Paulista, jogado em 1902. Antes disso, Charles Miller conseguiu o apoio do São Paulo Athletic, time da colônia inglesa na cidade, que rivalizava com o Germânia, fundado pelo alemão Hans Nobiling, e com o Mackenzie, primeiro clube formado por brasileiros unicamente para a prática do novo esporte.

Charles Miller 

O Início do Futebol no Rio

Uma sucessão de eventos surgiu antes da fundação do Fluminense Football Club

Após a vitoriosa iniciativa de Miller, começaram a surgir em São Paulo outros times, como o Sport Club Internacional e o Club Atlético Paulistano. O futebol no Brasil finalmente ganhava espaço.

No Rio de Janeiro o primeiro clube fundado para a prática de esportes terrestres foi o Club Brasileiro de Cricket. Em suas reuniões, sempre eram prestigiados com a presença da sociedade local e da Princesa Isabel. Entretanto, a agremiação ficou apenas no cricket e nas corridas.

Foi Oscar Alfredo Cox quem introduziu o futebol no Rio de Janeiro, depois de concluir seus estudos no Colégio de La Ville, em Lausanne, Suíça, onde jogou e aprendeu a gostar do futebol, tendo ficado empolgado com o novo esporte que conhecera.

No dia 22 de setembro de 1901, o jovem Cox, conseguiu formar uma equipe tendo então partido com a turma – Rio Team – rumo a Niterói, com a finalidade de enfrentar um time formado somente por ingleses no campo do Rio Cricket. O resultado da primeira partida de futebol realizada no Rio de Janeiro foi 1 x 1, com Júlio Moraes assinalando o gol a favor dos cariocas.

Depois os ingleses vieram ao Rio e mais duas partidas foram disputadas no campo do Paysandu Cricket Club, sucessor do Club Brasileiro de Cricket. Mais dois empates foram registrados.

A equipe organizada por Cox formou com Clyto Portela; Etchegaray e Schuback; M. Frias, Cox e Max Naegely; Costa Santos, E. Moraes, Nóbrega, Júlio Moraes e F. Frias.

Empolgado com o sucesso dos três jogos, Oscar A. Cox programou uma excursão a São Paulo. Ainda em 1901, manteve entendimentos na capital paulista com René Vanorden, do Sport Club Germânia, e quando René apresentou a ideia a outros companheiros, Ibánez Sale, do Paulistano; Armando Costa, do Internacional; Charles Miller, do Fox Rule e Boyes, do São Paulo Athletic a promoção de Cox foi logo aprovada. No dia 19 de outubro de 1901, no campo do São Paulo Athletic, lá estavam os cariocas para enfrentarem os paulistas, no que seria o primeiro encontro entre o futebol dos dois grandes centros.


O Rio Team - Primeira equipe de futebol montada no Rio de Janeiro. Atletas que representaram a cidade, na primeira partida contra os paulistas, em 19/10/1901. Em pé, da esquerda para a direita: Mario Frias, Walter Schuback e Louis da Nóbrega; Agachados: Oscar Cox, A. Wright e J. McCulloch; Sentados: Francis Walter, Horácio da Costa Santos, Eurico de Moraes, Júlio de Moraes e Félix Frias. Foto tirada em 1901 (acervo do F.F.C.)

Cox havia feito algumas alterações na equipe. Colocou Schuback no gol e Mário Frias e Nóbrega na zaga. O meio campo foi modificado, ficando armado com Cox, Wright e Cullock, enquanto no ataque, houve apenas a entrada de Walter na ponta direita, passando Haroldo da Costa Santos para o lugar de Nóbrega. A equipe carioca jogou com o nome de Rio Team e, na final, obteve mais um empate. Desta vez em 2 x 2, sendo os gols cariocas marcados por Frias – o primeiro do jogo – e Cullock. No dia seguinte novo confronto se realizou no mesmo local e teve como resultado o empate em 0 x 0.

Anotações de Oscar Alfredo Cox feitas de próprio punho, referentes as primeiras partidas entre cariocas e paulistas. Fala inclusive, no abatimento em 50% nas passagens do trem - ida e volta, sem abatimento nas camas

Foto tirada por Antonio Campos, no dia 20 de outubro de 1901, os rapazes que fizeram o primeiro jogo interestadual. Era a despedida de São Paulo do chamado "Rio Team", pois ainda não existiam clubes cariocas na época - foto de propriedade de Afonso Teixeira de Castro

Surgia a legenda Fluminense Football Club

A delegação retornou de São Paulo de trem – ainda de madeira na época – e, durante a viagem, surgiu a ideia de se fundar no Rio de Janeiro um clube para a prática do futebol.

Em novembro, uma reunião foi programada e cartões foram distribuídos, convidando várias pessoas para o encontro. Frias, C. Robinson e Oscar Cox foram os promotores e a mesma marcada para o dia 30 de novembro de 1901, às 20h30, na sede do Laranjeiras Club. A reunião visava a fundação do Rio Football Club.

Foto do convite original enviado e assinado por Mário Frias, C. Robinson e Oscar A. Cox. Convidava para a reunião no Laranjeiras Club, visando a fundação do Rio Football Club (Acervo do F.F.C.)

A tentativa fracassou e só no dia 12 de julho de 1902, por iniciativa de João Ferreira, é que o Rio F. Club foi fundado na sede do Natação e Regatas, mas não era específico para a prática de futebol.

Ainda no mês de julho, novo grupo foi a São Paulo e nele estavam mais uma vez Oscar Cox, Nóbrega, Costa Santos, Frias e outros. Agora foram duas derrotas em campos paulistas, 1 x 0 para o Internacional e 3 x 0 para o Paulistano. No regresso de São Paulo, a ideia da fundação de um clube puramente ligado ao futebol voltou a ganhar mais força.

Agora com maior organização e mobilização, foram enviados, via correio do então Distrito Federal, bilhetes postais formulando o convite para a reunião a ser realizada às 8 ½ h da noite da noite, no casarão da Rua Marquês de Abrantes, número 51, residência de Horácio da Costa Santos, afim de tratar-se da fundação do Fluminense Football Club.



O bilhete postal, maltratado pelo tempo, convidando para a reunião de Fundação do Fluminense Football Club (Acervo do F.F.C.)


Na histórica data de 21 de julho de 1902, no Rio de Janeiro – Distrito Federal, era fundado o Fluminense Football Club.

A reunião foi presidida por Manoel Rios e secretariada por Oscar Cox e Américo Couto. Por proposta de João Carlos de Mello e Virgílio Leite, Oscar Alfredo Cox foi aclamado primeiro presidente do clube, assumindo então os trabalhos e passando Manoel Rios para secretário. Outra proposta de João Carlos de Mello foi aprovada, os vinte presentes na reunião seriam considerados os fundadores do clube.


A lista dos 20 sócios fundadores do clube Foram eles:
1 – Horácio da Costa Santos
2 – Mário Rocha
3 – Walter Schuback
4 – Félix Frias
5 – Mário Frias
6 – Heráclito de Vasconcelos
7 – Oscar Alfredo Cox
8 – João Carlos de Mello
9 – Domingos Moitinho
10 – Luís da Nóbrega Júnior
11 – Arthur Gibbons
12 – Virgílio Leite
13 – Manoel Rios
14 – Américo da Silva Couto
15 – Eurico de Moraes
16 – Victor Etchegaray
17 – A. C. Mascarenhas
18 – Álvaro Drolhe da Costa
19 – Júlio de Moraes
20 – A. H. Roberts



Uma placa em bronze, encrustada em pedra, reproduz a lista original e os homenageia no clube

Homenagem a Oscar Alfredo Cox

Como apresentado, durante aproximadamente um ano, sem desistir um só momento, e com o entusiasmo de sua juventude, Oscar Alfredo Cox, com 22 anos, trabalhou muito pela introdução do futebol no Rio de Janeiro, conseguindo inúmeros adeptos. Derrubando preconceitos ao novo e estranho “jogo de bola”, transpôs obstáculos e conseguiu chegar a criação do nosso glorioso e eterno Fluminense Football Club.

Na primeira reunião de diretoria teve seu nome aclamado como primeiro presidente do clube. Foi o principal nome de nossa fundação e o responsável pela introdução do futebol no Rio de Janeiro. Em sua gestão como presidente, o clube instalou-se no terreno onde se encontra até hoje, nas Laranjeiras, adotou o primeiro uniforme e a primeira bandeira, com as cores cinza e branco. Além de jogar sete partidas pelo time principal do Fluminense, sem marcar nenhum gol, iniciou oficialmente o intercâmbio com os clubes paulistas, através da temporada realizada em São Paulo, em 1903.

Foi por sugestão Oscar Cox e de Mário Rocha que nos tornamos tricolores.

Oscar Alfredo Cox era carioca, nasceu no dia 20 de janeiro de 1880 no Largo dos Leões, zona sul do Rio de Janeiro. Faleceu na França, em 6 de outubro de 1931, com 51 anos de idade. Foi presidente do clube de 21 de julho de 1902 a 31 de dezembro de 1903 e era 100% amadorista.

Partiu para Londres, em 1910, definitivamente, tendo recebido no seu embarque, uma mensagem de despedida, assinada por sócios do Fluminense. Essa mensagem foi encontrada em seus pertences após sua morte, com o seguinte texto escrito por Cox: “Cresswell. In case of my death, send to Mario Pollo, secretary of Fluminense F. C. Rio de Janeiro”. Sua vontade foi atendida.

Filho de George Emmanuel Cox e Minervina Dutra Cox teve seu corpo transladado para o Rio de Janeiro sendo sepultado no cemitério de São João Baptista, Carneiro Perpétuo 2.068 – Quadra 38, no bairro de Botafogo em 21 de outubro de 1931. Símbolo da idealista e aristocrática juventude de 1902, seu nobre e inesquecível exemplo de perseverança, tornou possível a existência da grande legenda chamada Fluminense Football Club.


Foto de Oscar Alfredo Cox, principal nome na fundação do Fluminense



Oscar Cox, o introdutor do futebol no Rio de Janeiro
A Primeira Diretoria

A primeira sessão de diretoria do Fluminense foi realizada no dia 25 de julho de 1902, na casa do presidente Oscar Cox, na Rua São Salvador número 5. Na oportunidade, foi formada a primeira diretoria do clube. Presidente – Oscar Cox; Vice – Luís Nóbrega Júnior; Secretário – Mário Rocha; Tesoureiro – Domingos Moitinho e para a Comissão de Esportes – Horácio da Costa Santos e Félix Frias.

O nome do clube nasceu sem maiores debates, tendo sido a ideia inicial Rio Football Club, mas João Ferreira já havia utilizado o nome na sede do Natação e Regatas.

Então surgiu Fluminense, palavra que identifica os nascidos no Estado do Rio de Janeiro e, na época, no Distrito Federal, apesar de por lei haver distinção, mas o povo considerava todos fluminenses. Uma outra versão para o nome tem por base o vocábulo “flumem”, que significa rio e por analogia se chegou a palavra Fluminense.

O que importa é que o nome permaneceu e o clube crescia, tanto que, no dia 1 de agosto eram aceitos mais 20 sócios e, na sessão de 10 de outubro, eram aprovadas as propostas de ingresso dos irmãos Arnaldo, Carlos e Guilherme Guinle e de mais 13 sócios.

Em 17 de outubro de 1902, no salão do Laranjeiras Club, foram aprovados os rigorosos estatutos, a tal ponto que deliberou que fossem “riscados” da lista dos fundadores, por falta de pagamento da joia e da mensalidade, os sócios A. H. Roberts e A. C. Mascarenhas”.

O clube crescia e em 8 de agosto de 1904, o então presidente Francis Walter propôs o aumento da joia de 10 para 50 mil réis. Horácio da Costa Santos o apoiou porque o clube já tinha muitos sócios, cerca de 170 e não podia fazer jogos para todos.

FONTE: Site oficial fluminense.com.br