![]() |
Em Chapecó, o time da casa levou a melhor no ano passado. 1 a 0 (Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C.) |
A semana tricolor foi movimentada. Na defesa, uma baixa e uma dúvida. Giovanni rompeu os ligamentos do joelho direito na última partida contra o Vasco e, provavelmente não volta a atuar neste ano. A dúvida fica por parte de Diego Cavalieri. O camisa 12 torceu o tornozelo esquerdo na quarta-feira e não treinou nesta sexta (24). Por precaução, Kléver e Julio Cesar viajam para Chapecó.
No meio-campo deve haver uma mudança de postura. Gerson está suspenso e dará lugar a Osvaldo. Fica formado um quarteto muito forte para o setor ofensivo; além do camisa 17, temos Marcos Jr., Gustavo Scarpa e Fred.
![]() |
Na última partida, Gerson seguiu pela direita e Marcos Jr. centralizado. Gustavo teve que ir para a lateral após a lesão de Giovanni |
Osvaldo entrou bem, deu mais dinâmica ao jogo. Tanto que após sua entrada, saiu o gol tricolor. Apesar da derrota, deu uma boa primeira impressão. Na próxima partida, Enderson poderá formar um 4-2-3-1 mais ofensivo, lembrando que Gerson não era peça ideal para jogar pelo lado do campo.
![]() |
Assim treinou o time tricolor nesta sexta-feira (24). Marcos Jr. continua jogando no meio. O meia-atacante vem atuando muito bem nesta posição |
Caso Cavalieri não tenha condições de jogo, Kléver assumirá a meta. Bom goleiro, mas um fato preocupante é a falta de ritmo de jogo do camisa 1. Muito questionada, a zaga tricolor seguirá a mesma. Gum e Antônio Carlos dão muitos chutões, não aproveitam o bom meio-de-campo que têm. Breno Lopes substituirá Giovanni. Fez apenas uma partida pelo Flu, deu uma assistência para gol; não foi uma atuação de encher os olhos, mas também não comprometeu. O camisa 26 tem características mais defensivas, o que pode ser bom para Wellington Silva, que ataca bastante. Edson teve uma atuação pífia no domingo, já Jean, o contrário. Com mais um atacante veloz, a expectativa é que os volantes terão mais espaço para trabalhar a bola.
Em consequência, Enderson Moreira pode usufruir mais da qualidade de passe de Scarpa. O meia sabe armar e chegar de trás, deixando a correria para Marcos Jr. e Osvaldo. Fred não conseguiu jogar na última partida. Muito marcado, não conseguia chamar o jogo. Contra a Chape, pode ter mais êxito, já que a defesa Chapecoense é mais fraca, teoricamente.
![]() |
Tomando como base as últimas partidas, Marcos Jr. deve ditar o ritmo do ataque. Fred precisará da aproximação de Osvaldo |
A Chapecoense tem dois desfalques. O zagueiro Rafael Lima e o camisa 10 Camilo sentiram lesões na coxa e estão fora. Entram Vilson e Tiago Luís. O segundo foi um problema para o Flu no ano passado, na mesma Arena Condá. É um meia-atacante habilidoso, foi formado na base do Santos com Neymar e cia. Outras preocupações são as voltas de Bruno Silva e Bruno Rangel. O segundo, principal atacante alviverde, volta de lesão e participou do último treinamento com bola. A defesa tricolor também deve ficar atenta com as famosas bolas paradas de Cleber Santana.
O time de Vinícius Eutrópio, velho conhecido do Flu, jogará num provável 4-5-1 com: Danilo; Apodi, Vilson, Neto e Dener; Elicarlos, Bruno Silva, Cleber Santana, Tiago Luís e Ananias; Bruno Rangel.
Defensivamente o Fluminense precisará de muita atenção. Pelo lado esquerdo, de Breno Lopes, principalmente. Apodi é um lateral que ataca e corre muito, e terá Tiago Luís ao seu lado apoiando. Atenção dobrada para Breno, Edson e Antônio Carlos. Pelo centro, joga Cleber Santana (88). O meia tem como característica principal o chute de média e longa distância, perigo constante nas partidas do Tricolor. Um dos gols tomados na última partida foi assim (o de Jhon Cley).
![]() |
Ambos os times apostarão em velocidade pelos lados. Desafogo do Flu será sair pelo meio. Jean deve adiantar e Edson fica com a parte defensiva |
Extras
- É unânime - ou quase - a opinião de que Marlon deveria ser titular dessa equipe. A explicação que vejo é que, no Fluminense há uma espécie de hierarquia. Gum está em sua sétima temporada pelo clube e é um líder do grupo, tanto que, na ausência de Fred, o camisa 3 assume a braçadeira. Logo, muito dificilmente perderá a vaga. Antônio Carlos, queira ou não, é um jogador de nome no Campeonato Brasileiro, e foi contratado para brigar pela titularidade. Além disso, foi formado em Xerém e tem muita experiência. Agora, a principal explicação, que foi dada pelo próprio Enderson Moreira: "Não podemos pautar atuação de um atleta apenas por um jogo". Até porque, o clima do grupo está muito bom, animado com reforços. O treinador parece ter medo da reação do jogador, se ficará abalado ou não. Ou seja, para termos nosso camisa 4 como titular, só numa eventual suspensão de um dos zagueiros, que aí a promessa, com absoluta certeza, tomará a vaga - como fez em 2014.
- Com elenco completo, sem baixas por lesões, Enderson terá uma boa dor de cabeça. Desde 2013 Fred pede um jogador de velocidade para o ajudar no ataque. Osvaldo tem muito a mostrar. No início do ano, precisávamos de um meia armador. Vinícius demorou um pouco, mas depois deslanchou. A torcida é para que o camisa 29 tenha boa recuperação. Ronaldinho e Cícero chegam. Mesclando todas essas peças com os meninos de Xerém, dá para brigar por Copa do Brasil e Brasileirão, sem precisar repetir escalações nas duas competições. Algo que era impensado no começo de tudo.
- Na semana passada tivemos a volta de Michael aos treinamentos e a chegada de Wellington Paulista. Se questiona muito o motivo de ter buscado Magno Alves.
-----------
Torcedor tricolor e leitor do FluLink, neste domingo teremos novidade. Você poderá ouvir a partida do Fluzão pela nossa rádio. Teremos a narração de Alexandre Antonio com comentários de Daniel Souza. A transmissão começará às 10h40. Para nos ouvir, basta acessar nossa página. Caso prefira pelo smartphone, baixe o aplicativo RadiosNet ou TuneIn para Android. Para iOS, apenas o TuneIn está disponível. Após o download, busque por FluLink e divirta-se. Não deixe de participar pelas nossas redes sociais e compartilhar nosso conteúdo. Grande abraço e saudações tricolores!
Nenhum comentário