Rio de Janeiro, Brasil, 7 de Julho de 2012.
''Eu já fiz um apelo aos tricolores, vivos ou mortos. Ninguém pode faltar ao Maracanã domingo. Incluí os fantasmas na convocação e explico: A morte não exime ninguém de seus deveres clubísticos'' - Nelson Rodrigues (Crônica do Jornal O Globo,1963)
Mágico é pouco para descrever um Fla-Flu. Como disse uma vez nosso poeta Nelson Rodrigues, o Fla-Flu nasceu 40 minutos antes do nada. Da primeira partida de todas, lá em 1912, quando o time do Flamengo foi formado por ex-jogadores do Fluminense e foram derrotados pelos até então 'reservas' do tricolor, até hoje, 381 ou 391 partidas depois, a emoção e o sentimento que nos faz tremer o queixo e a boca de nervosismo é a mesma. Eu não estive lá, sou muito novo, mas tenho certeza, desde a primeira vez, o Fla-Flu não é um clássico como outro. Que me desculpem vocês que não fazem parte desse patrimônio mundial do futebol, mas o tradicional e insuperável Flamengo e Fluminense é o maior clássico de todos.
Em uma jogada sensacional da CBF -uma das poucas- o clássico mais charmoso será realizado um dia após o centenário de sua existência. Tanto a torcida de Fla e de Flu lotaram as bilheterias durante a semana em busca de um ingresso para assistirem de perto o clássico histórico.
Em números é ainda mais dominante. O maior público já visto em um clássico na história é do Fla-Flu: 194.603 presentes no Maracanã.
A maior goleada do Flamengo sobre seu rival foi em 1945, com um sonoro 7x0. É também a maior goleada da história do clássico. Pelo lado tricolor, o maior chocolate dado em cima do rubro-negro foi um 5x1 em 1943.
Maior ídolo do Flamengo, Zico é também o maior artilheiro do clássico, com 19 gols. O que mais atuou foi Júnior, também ídolo rubro-negro, com mais de 40 partidas, segundo ele.
As polêmicas também são muitas, a última talvez seja Thiago Neves. O meia-atacante que atualmente veste o manto tricolor, jogou ano passado pelo rival Flamengo. Antes disso, em 2008, Thiago, quando atuava pelo Fluminense comemorou seus gols diante da torcida rubro-negra, com a famosa 'dança do créu'. Teve que se retratar.
Em Outubro de 2011, Flamengo e Fluminense protagonizaram um verdadeiro espetáculo para o futebol. Após estar vencendo por 2x1, o Fluminense levou a virada do rubro-negro nos últimos minutos com dois super chutes de Botinelli. O tricolor que na época era favorito, teve que ouvir provocações durante um bom tempo.
Mas, por falar em 100 anos, a torcida do Flu se orgulha de um feito: Destruir o centenário de seu rival. Foi em 1995, com um gol de barriga de Renato Gaúcho nos minutos finais que a torcida tricolor foi ao delírio, deixando assim a torcida do Flamengo passar o centenário em branco e com um vice campeonato Estadual.
No dia do centenário e na véspera do jogo histórico, o Flamengo vive um momento conturbado. O técnico Joel Santana vive sob pressão de uma possível demissão caso a derrota para o tricolor ocorra. No lado tricolor, tudo são quase flores. O clima é ótimo, mas as dúvidas quanto ao elenco que jogará o restante da competição nacional domina a torcida e diretoria. Pelo menos na tabela, a sensação é de tranquilidade. O Fluminense ocupa a 3ª colocação e pode se tornar líder com a vitória no clássico histórico e com tropeços de Atlético-MG e Vasco.
A convocação de Nelson Rodrigues é eterna. Você, torcedor tricolor, compareça ao Engenhão neste domingo para acompanhar um momento histórico no futebol. Torcedor rubro-negro, tua massa já diz tudo, compareça também e torne essa data ainda mais especial para o futebol mundial.
FLAMENGO E FLUMINENSE SE ENFRENTAM PELO CLÁSSICO CENTENÁRIO NESTE DOMINGO (08), ÀS 16h00.
Nenhum comentário