Há 134 anos nascia um gênio. Sim, um gênio. O cara que teve a melhor ideia do mundo: fundar o Fluminense Football Club. Ele é Oscar Alfredo Sebastião Cox (Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1880 - Clermont-Ferrand, França, 6 de outubro de 1931).
![]() |
Oscar Cox, o primeiro presidente tricolor. Foto: wikipédia. |
Durante os anos em que passou estudando fora do Brasil, Oscar Cox foi "apresentado" ao esporte que viria a ser a maior paixão nacional. Ali nasceu seu desejo de criar um clube destinado a este esporte no Brasil. Charles Müller trouxera o futebol ao Brasil, o primeiro clube do país (o Rio Grande FC) já havia sido fundado. Mas no Rio de Janeiro, a capital do país, cidade natal de Oscar, não existia nenhum clube de futebol. Então, após algumas tentativas fracassadas, o Fluminense foi fundado no dia 21 de julho de 1902, no casarão da rua Marquês de Abrantes, número 51.
![]() |
Carta de convite à reunião de fundação do Fluminense. Foto: Acervo do F.F.C. |
A reunião de fundação foi sediada na residência de Horácio da Costa Santos. Mesmo não tendo sido o sócio fundador número 1 (este foi Horácio da Costa Santos, o dono da casa e o autor do primeiro gol da história tricolor), Cox foi proclamado o primeiro presidente da história do clube, em sugestão dada por João Carlos de Mello e Virgílio Leite. Justo, afinal ele era, entre o grupo dos 20 fundadores, o maior entusiasta da ideia.
Seu mandato como presidente do Fluminense durou do dia da fundação até 15 de dezembro de 1903, quando foi substituído por Francis Henry. Ele ainda disputou algumas partidas pelo clube como jogador, como por exemplo, o primeiro jogo da centenária história da agremiação: a vitória por 8x0 contra o Rio Cricket. Cox jogava como center-half, que seria um volante do futebol atual. Mas foram poucas. Disputou algumas também em 1906 e 1908, onde foi campeão carioca pelo clube, mesmo não tendo atuado na maior parte dos jogos.
Rumou para Londres definitivamente em 1910, deixando todas as funções que tinha no Fluminense para trás. Recebeu uma mensagem de despedida dos sócios do clube em sua partida, mensagem esta que foi encontrado junto a seus pertences após sua morte. Junto a ela, havia um pequeno texto que dizia: "Cresswell. In case of my death, send to Mario Pollo, secretary of Fluminense F. C. Rio de Janeiro". Em português: "Cresswell. No caso de minha morte, enviar a Mário Pollo, secretário do Fluminense F. C., Rio de Janeiro", e teve sua vontade atendida.
Durante as comemorações do cinquentenário da história do Fluminense, o presidente Fábio Carneiro de Mendonça inaugurou uma placa de prata no túmulo de Oscar Cox. Ela continha os dizeres: "Viver e não deixar uma instituição atrás de si não vale a pena viver. Oscar Cox dirigiu a fundação do Fluminense Football Club, que, no seu Cinquentenário, aqui grava sua gratidão e saudade".
Nenhum comentário