O nosso ataque foi, sem dúvidas, um dos maiores problemas da equipe em 2013. Na verdade, o time todo foi um problema nesse ano trágico. Talvez este problema ofensivo se deva a falta de um meia armador, que praticamente não tivemos durante toda a época de 2013. Wagner era nulo. Felipe quase não jogava, não aguentava uma partida inteira. Eduardo era um garoto e sentiu a pressão. Some isso à ausência de Fred, que ficou machucado por um grande período, e à ausência de Carlinhos, que era, e continua sendo, a nossa válvula de escape pela esquerda, o ataque não rendeu o que se esperava. A chegada do argentino Darío Conca deve ajudar a melhorar este aspecto ofensivo, além da volta do Carlinhos, que esteve machucado em 2013.
![]() |
Walter foi o único reforço para o ataque tricolor. Foto: Nelson Perez / Fluminense F.C. |
Fred, nosso capitão, não começou bem. Em quatro jogos, ele não balançou as redes nenhuma vez. Contudo, o garoto Michael vem dando conta do recado. Nesta temporada, jogou quatro jogos no 11 inicial, e marcou três gols.
Walter também começou bem. Disputou duas partidas, contra Flamengo e Boavista, ambas saindo do banco de reserva aos 30' do 2º tempo, e já marcou três gols. Um contra o rival lá da Gávea e dois contra o Boavista. Um começo muito bom. Ele chegou bastante acima do peso ao Fluminense, com cerca de 106kg, mas já perdeu sete e está com 99kg. A meta é chegar a 93.
E ainda temos Rafael Sóbis. Apesar de não ser um centroavante nato, ele às vezes joga por ali. Mas é outro que, ao meu ver, não começou muito bem esta temporada. Marcou seu primeiro gol no ano apenas na última partida, pela 8ª rodada do Brasileiro, mesmo tendo disputado todas as partidas do clube nesta época.
Com esse início de época de Walter e Michael, teoricamente os reservas de Fred, parece que enfim teremos uma boa reposição ao nosso artilheiro, que, além de ter constantes lesões, deve ir para a seleção esse ano, nos desfalcando em alguns jogos. E o camisa 9 já deu o primeiro susto: sentiu uma lesão antes do jogo contra o Flamengo e não jogou o clássico. Alguns sites diziam que ele ficaria de fora por dois meses, informação diferente da dada pelo departamento médico tricolor, que disse que ele ficaria de fora por dez dias. Acabou que Fred voltou já na partida seguinte, contra o Boavista, onde, inclusive, perdeu um pênalti.
Por ora, a dupla titular do ataque é formada por Fred e Rafael Sóbis, mas, devido as boas entradas de Walter nas partidas, o camisa 18 pode cavar uma vaga neste 11 inicial. O ataque formado pelo 9 da seleção e pelo nosso 23 é lento. 'Waltinho', apesar de gordo, é mais rápido que Sóbis e poderia ser testado ao lado do capitão. Vamos ver se o técnico Renato Gaúcho vai arriscar esta dupla em alguma partida.
Entretanto, ao meu ver, o Fluminense ainda precisa de um atacante de lado para formar dupla com Fred ou Walter. Contra equipes fechadas, dá pra lançar os dois centroavantes juntos, mas contra equipes mais fortes, precisamos de alguém que possa puxar um contra-ataque. No elenco, temos Biro-Biro e Marcos Junior. O primeiro foi lançado na fogueira ano passado e foi bem. Deveria ganhar mais chances. Já o segundo subiu para os profissionais em 2012, ainda no Troféu Penidão, e foi bem. Entrou na final do Carioca e meteu gol até. No início do Brasileiro também jogou muito bem contra o Figueirense. Mas depois se mascarou. Nunca mais jogou nada e conviveu com frequentes lesões. Especula-se o nome do atacante Osvaldo, do São Paulo, como um possível reforço para a posição.
Enfim, no momento, o ataque parece bom, mas ainda precisamos de um jogador para o lado de campo. Se ajeitarem a defesa, já melhora bastante a equipe. Vamos esperar o desenrolar das coisas. Saudações Tricolores.
Nenhum comentário