Está chegando a hora. Finalmente, vai começar o Campeonato Brasileiro. Chegaram reforços, e quem não era utilizado saiu. Neste processo de reformulação, o Fluminense precisa mostrar sua cara para a torcida, e esta é a competição que evidencia a qualidade - ou a falta dela - do time. A primeira rodada acontece neste sábado (09), contra o Joinville, no Maracanã, às 21h.
Apesar do ataque ter funcionado bem, contando com a artilharia de Fred e com boas atuações de Kenedy e Gérson, a campanha no Campeonato Carioca não foi muito boa. O sistema defensivo, principalmente, falhou. Por isso, o Tricolor buscou reforços. Pierre e Antônio Carlos chegaram. O primeiro, volante marcador, deve ser titular. Já o zagueiro, em sua segunda passagem pelo clube, briga por vaga e tem grandes chances de substituir Marlon, quando o jovem estiver na seleção brasileira sub-20.
Nos treinamentos preparatórios para o Brasileirão, o técnico Ricardo Drubscky esboçou o possível time titular para a primeira partida: Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Marlon e Giovanni; Pierre, Edson, Jean e Gérson; Kenedy e Fred.
Com Pierre em campo, o Flu tende a melhorar tanto defensiva, quanto ofensivamente. O jogador é importante para liberar os laterais e fazer a cobertura dos mesmos. Além disso, Edson e Jean podem atacar mais. Outro ponto positivo é que torna a zaga menos vulnerável. Assim, o time de Drubscky deve ficar mais solto.
![]() |
Provável time para a primeira rodada. Nota-se que os laterais jogariam mais abertos nesta formação. Jean se aproxima de Wellington Silva e Kenedy |
Um dos melhores laterais do Cariocão, se não o melhor, W. Silva foi o principal aliado para os gols de Fred. Tendo Kenedy jogando pela direita, o lateral ganha muito espaço. Outro que deve achar mais espaço é Gérson. Com Jean sendo adiantado, o jogador não será o único encarregado da armação.
O ponto negativo é que, sem Wagner, o lado esquerdo perde força. Giovanni ataca menos, e também não é tão procurado quanto Wellington Silva. Quando o camisa 10 era titular, o jogo do Flu se concentrava mais pela esquerda. Com esta formação, Gérson deve ser o encarregado para auxiliar o lateral.
![]() |
Sem a bola, Kenedy e Gérson vão paras as laterais, enquanto W. Silva e Giovanni encurtam os espaços. Pierre centraliza enquanto Jean e Edson recompõem |
Apesar do destaque que vem tendo, Gérson ainda não é unanimidade. Ricardo Drubscky passou bom tempo treinando com Vinícius. E num dos treinamentos desta semana, Robert também foi testado. São duas boas alternativas, porém, para mim, Gérson segue na frente.
O treinador já sabe que terá desfalques após a primeira rodada: Marlon e Kenedy servirão a seleção sub-20 e só voltam na 8ª rodada. Antonio Carlos e Henrique brigarão por vaga. Para o lugar do camisa 11, Magno Alves é o favorito, com Marlone e Lucas Gomes correndo por fora.
![]() |
Recém-chegado, Magno Alves pode fazer dupla com Fred. Para isso, ambos teriam que se movimentar mais. Os meias, também. Teriam que abrir para as alas. |
Outras possibilidades para a vaga de Kenedy são Wágner e Vinícius. Já citado no texto, o camisa 10 auxiliaria melhor o lateral Giovanni. Já Vinícius, que tem características diferentes, teria que trocar de posição constantemente com Gérson para armar as jogadas. O camisa 29 se mostrou muito mais participativo quando entrava durante os jogos. Quando foi titular, acrescentou pouco.
Já Robert, apareceu muito bem na última partida do Tricolor. Entrou no intervalo, na derrota para o Botafogo por 2 a 1 na semifinal do Carioca. Mais habilidoso que os citados, provavelmente é o que melhor se encaixaria numa formação com apenas um atacante. O jovem, porém, não é primeira opção para o treinador. Por enquanto.
![]() |
Com Wágner no lugar de Kenedy, Edson não precisaria atacar pela esquerda, fortalecendo a marcação. Já Jean, ficaria mais livre ainda, pela direita |
O que nos resta é aguardar. Drubscky é estudioso e gosta de usar os moleques de Xerém. Conseguiu um grande reforço que é Pierre e de brinde ganhou mais um goleador, o Magnata. Uma notícia muito boa também foi Edson dando certeza sobre sua renovação. Serão jogadores importantíssimos para a temporada. Mesclando jogadores experientes com os mais jovens, o Fluminense tem muito a crescer. Boa sorte pra nós. Saudações Tricolores!
Nenhum comentário