Recentemente, o Fluminense viveu uma escassez de jogadores com qualidade no elenco, principalmente em algumas posições chave. Zagueiro, atacantes de velocidade, lateral esquerda, lateral direita e até no meio campo, faltaram peças de reposição em momentos cruciais no campeonato. Por isso, vou lembrar alguns jogadores que são formados ou terminaram sua formação no Flu e poderiam ter suprido as necessidades do time se não fosse por alguns fatores como torcida e diretoria, que não valorizaram os jogadores o suficiente.
Airton, lateral-esquerdo: Veloz, com boa chegada ofensiva e força física. Chegou a jogar pelo profissional em 2013 após a lesão de Carlinhos, o treinador era Vanderlei Luxemburgo. O garoto, como quase todos que sobem em momentos difíceis como aquele, oscilou e a torcida, pouco paciente que é, pegou muito no pé do garoto. Hoje ele está emprestado ao Nefitçi, do Azerbaijão até Junho de 2016. (Assista aos lances do jogador)
Pablo Dyego, atacante/lateral direito: Veloz, bom finalizador e tem um bom cruzamento, porém fraco na marcação. Habilidoso, lembra um pouco o Maicon Bolt, que por ter uma velocidade acima do normal, também foi utilizado como lateral em alguns jogos do Flu. Nunca jogou pelo profissional do clube, mas já treinava entre os profissionais há muito tempo, até ser emprestado para o Légia Varsóvia, da Polônia. O jogador já foi emprestado outras vezes e atualmente tem 21 anos. Assista os lances do jogador
Fernando, meia/lateral esquerdo: Terminou sua formação na base do Flu conquistando um Carioca Sub-20 com a camisa dez tricolor. Teve poucas chances no profissional, na sua posição de origem, lateral. Pouco rendeu e logo foi emprestado para Portugal, onde foi bem e voltou em busca de uma vaga no time. Sem sucesso, o atleta agora disputa a Série B pelo Macaé, junto com seus companheiros de Xerém, Marcos Felipe e Igor Julião. (Assista aos lances do jogador)
Igor Julião, lateral direito: Rápido, habilidoso e também oriundo do meio campo. Jogou algumas vezes como profissional do Flu, não muito bem visto pela torcida. Seu corpo franzino o atrapalhou muito em sua temporada de estreia pelo time profissional, mas sua velocidade e boa visão de jogo compensam. O jogador tem passagens pela seleção de base e após uma temporada emprestado ao Kansas, time da Liga Norte Americana, voltou ao Brasil. Fez o primeiro semestre no ABC e agora atua no Macaé. Lances do jogador
Eduardo, meia ofensivo: Esse é um dos atletas que particularmente mais coloco fé. Bom passe e boa visão de jogo, já vem desde a temporada passada mostrando o quão talentoso é. Foi peça importante da boa campanha do Ceará no ano passado e após uma temporada sem muitas oportunidades no Joinville, vem sendo um dos principais garçons da série B com a camisa do Bahia. Ele foi contratado junto ao Paraná ainda nas categorias de base e já era considerado uma grande promessa, sendo disputado até por clubes da Europa. Assista aos lances do jogador.
Samuel, atacante: Esse é mais conhecido da torcida. Já é profissional do clube há um tempo, ele veio do Internacional em seu último ano de categorias de base e não demorou muito para ser integrado ao time de cima. Só não ficou no elenco por uma possível desvalorização na reserva do Fred. Como se eles não soubessem das possíveis lesões do capitão. Foi importante em muitos jogos do Flu, fazendo gols e dando assistências. Principalmente em 2013, quando o seu gol "salvou" o time do rebaixamento.
Biro-Biro, atacante: Rápido, habilidoso e artilheiro na base. Veio para o Fluminense após marcar vinte e sete gols pelo campeonato carioca sub-20, em 2012, com a camisa do Nova Iguaçu. Campeonato que foi conquistado pelo tricolor justamente em cima da equipe de Biro-Biro. O jogador a princípio viria por um período de testes, e caso agradasse, seria contratado pela cúpula tricolor. Logo virou profissional, mas não repetiu o faro de artilheiro que teve na base e foi emprestado esse ano para a Ponte Preta em busca de experiência. Que volte com tudo no ano que vem.
Existem tantos outros nomes que o Fluminense emprestou pra seus inúmeros parceiros na Europa e pelo mundo. Bryan Olivera é o caso mais recente, foi emprestado ao LA Galaxy, da MLS. Nomes como Lucas Patinho, Marlon Freitas, que por um bom tempo foi companheiro do nosso Marlon, zagueiro na cabeça de área da base. Raphael Augusto que ainda possui contrato com o Flu... mas preferi dar ênfase maior aos atletas que poderiam ter entrado no time depois das contusões e/ou falta de opção no elenco no ano, principalmente no início do ano. Além de outros nomes, como Robert, que está atualmente no elenco profissional, mas sem muitas chances de mostrar seu trabalho. Talvez esses possam fazer parte da lista de emprestados no ano que vem. Assim surgiu Wellington Nem, podem vir outros.
Outros
A molecada de Xerém teve mais um final de semana espetacular. Sem dúvida, a grande sensação da rodada foi a vitória esmagadora da equipe sub-15 sobre o Friburguense, pela oitava rodada da Taça Rio. Mesmo jogando fora de casa, no Estádio Eduardo Guinle, os jovens tricolores atropelaram o time adversário e aplicaram uma estrondosa goleada de 10 a 0. No mesmo local e diante do mesmo oponente, os meninos do sub-17 também triunfaram, mas por um placar menos elástico: 3 a 1.
Pelo Torneio Otávio Pinto Guimarães, o OPG, o sub-20 superou a equipe do Nova Cidade por 1 a 0. Eulálio fez o gol da vitória.
Nenhum comentário