Select Menu

Gif Flulink



Slider

Travel

Performance

Cute

My Place

Mercado Tricolor

Racing

» » » » » A Hegemonia do Football Tricolor na Era Amadora
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Salve, Tricolores! Venho hoje aqui relembrar o maior esquadrão amador da história do Futebol Carioca: o Fluminense tricampeão de 1917/1918/1919. O time era literalmente uma máquina, com craques como o lendário Marcos Carneiro de Mendonça, primeiro goleiro da Seleção Brasileira, titular por nove anos e sendo campeão Sul-americano em 1919 e 1922 e da Copa Roca de 1914; Oswaldo Gomes, autor do primeiro gol da Seleção Brasileira e também campeão da Copa Roca de 1914; e do tank inglês Henry Welfare chegou ao Flu vindo do Liverpool e se tornou o 6º maior artilheiro do Fluminense com 163 gols em 166 jogos e titular por 10 anos (1913-1923). Mário Filho dizia que "com Welfare o Fluminense usava uma metralhadora, enquanto seus adversários lutavam de espada"

O poderoso esquadrão tricolor.
Em pé, da esquerda para a direita: Chico Netto, Laís, Vidal, Marcos, Oswaldo, Otelo e Fortes;
Mano, Zezé, Welfare, Machado e Bachi. Foto de 1919

Em 1917, o football do Fluminense ainda estava se reerguendo devido à traição de  9 dos 11 titulares tricolores que foram fundar o futebol no  Flamengo, onde apenas Oswaldo Gomes e James Calvert se mostraram fiéis a camisa que vestiam. O Fluminense sofreu um baque que demorou a se levantar.
Desde 1911 o Tricolor das Laranjeiras não conquistava um título estadual e isso incomodava bastante a todos. Àquela altura, o clube das Laranjeiras era detentor de 5 taças, sendo seguido por seus rivais: o Botafogo, com 3; America e Flamengo, com 2 cada. O time precisava mostrar seu poderio de fogo e voltar a levantar a taça novamente. E isso ocorreu de forma brilhante: com um tricampeonato inesquecível.

A primeira conquista do tricampeonato do Tricolor mostrou a todos o faro de gol do artilheiro Welfare, que marcou 11 vezes em 5 jogos. o Flu foi campeão com 14 vitórias, 2 derrotas e 2 empates.

Equipe tricolor em 1917.

Em 1918, 13 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. E ainda ocorreu um WO por parte da equipe tricolor no último jogo, contra o Carioca, visto que àquela altura havia um surto de gripe espanhola e o Fluminense havia perdido um jogador, French, um inglês recém chegado da equipe do Bangu. Mas o Fluminense já havia se consagrado bicampeão carioca!

Equipe em 1918.

Eis que chega o ano de 1919 e a possibilidade do Fluminense conquistar a hegemonia do football carioca sendo tricampeão estadual e ficar com a posse definitiva da Taça Colombo. Todos na cidade sabiam da supremacia da equipe tricolor ante a equipe rubro negra. Era nítido. O Fluminense só havia perdido 1 jogo em todo o campeonato. Contávamos com a defesa da Seleção Brasileira (Marcos, Vidal e Chico Netto), tínhamos Oswaldo Gomes e os artilheiros Zezé e Welfare. E na partida decisiva mostramos nosso poderio e vencemos com facilidade.


Capa do jornal da época sobre a decisão do campeonato.
Fonte: Pies de Calumin

Em 1919, o então Presidente da República, Epitácio Pessoa, ao lado de sua esposa e do Ministro da Marinha, chega pra acompanhar de perto da peleja entre Fluminense vs Flamengo. O Fluminense consegue o tricampeonato de uma forma inesquecível: uma goleada de 4x0 em cima da antiga dissidência, o Flamengo. E foi nessa partida que o já ídolo Marcos Carneiro de Mendonça se tornou eterno no clássico.



O Presidente da República acompanhando a partida.

No clássico houve um pênalti pra equipe rubro negra: Japonês, jogador do Flamengo, bateu o pênalti e Marcos defendeu, porem a bola volta pro rubro negro, que chuta novamente e Marcos volta a defender; o goleiro tricolor solta a bola e outro jogador do Flamengo, agora Sidney, chuta e Marcos defende mais uma vez, tendo a bola escapado de suas mãos, Junqueira, outro rubro negro, solta uma bomba e pela quarta vez consecutiva Marcos Carneiro de Mendonça defendeu. O arqueiro tricolor agora vira lenda e ídolo incontestável da torcida tricolor! A torcida tricolor levantou os jogadores e juntos fizeram uma volta olímpica pra comemorar o feito. Os jogadores ainda receberam as medalhas da mão do Presidente...

Vale recordar que o Fluminense foi campeão com 17 vitórias e apenas 1 derrota.
Esse tricampeonato foi inesquecível também para Oswaldo Gomes: ele participou de todas as conquistas do Fluminense desde o início do campeonato carioca (1906/1907/1908/1909/1911/1917/1918/1919). 

Segundo Mário Filho, qualquer tricolor tinha o dever de recitar, como um soneto de Olavo Bilac, o time do Fluminense: Marcos, Vidal, Chico Netto, Laís, Oswaldo, Fortes, Zezé, Welfare, Machado e Bachi! Esse esquadrão está imortalizado na história do futebol carioca. O Fluminense reinou absoluto na era amadora do Rio de Janeiro!



A escalação das equipes na decisão. Fonte: Pies de Calumin

O Fluminense então se consagrava soberano no football carioca na era amadora. Até 1933, ano que houve a profissionalização do esporte, o Tricolor das Laranjeiras levantou a taça 9 vezes, sendo ainda o primeiro clube carioca a ser tetracampeão estadual (1906/1907/1908/1909)! 

Nós podemos repetir com gosto: Nós somos a história.


Por hoje é só. Até semana que vem! 
Enquanto quarta-feira não chega, não deixem de acompanhar o Fluminense Histórico no TwitterFacebook e agora no Medium!


Autor: Unknown

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Deixe um comentário