No dia 31 de março de 2015, o Fluminense fez o lançamento dos novos planos de sócio-futebol, visando alavancar os números, seja financeiramente, como também em associados. Juntamente aos novos planos, o clube adotou o esquema de terceirização no atendimento ao sócio, que segundo a gestão, seria de extrema importância para a melhora no tratamento ao torcedor. Pois bem, temos trinta e cinco dias desde o lançamento, com diversas ressalvas quanto ao projeto de terceirização. O que realmente parecia bom, não é mais.
Eu, Clayton, como sócio desde o ano passado, me interessei em fazer o upgrade no plano, visando mais vantagens e obviamente, um maior retorno financeiro ao Fluminense. Mudei meu plano 'Pacote Futebol 50' no dia 2 de abril, para o 'Pacote Futebol 100', que dá direito a 100% de desconto nos ingressos em jogos do time no Rio de Janeiro, além de outras vantagens. Recebi a informação no ato da adesão, que teria minha carteirinha em até trinta dias corridos. Promessa não cumprida. Foi o que aconteceu também com a torcedora que reside em Ouro Preto-MG, Patrícia Veríssimo:
- Resolvi virar sócia do Flu e aderi ao plano no dia 1º de abril. Desde então, a cobrança no cartão já chegou, mas a carteirinha, não. Isso há mais de um mês e uma semana.
Outro torcedor e também colaborador do FluLink, Isaías Ramos passa pela mesma situação:
- Fiz o upgrade do antigo plano, de 50%, para o de 100%, no dia 31 de março, data de lançamento dos novos planos. Na mesma semana, perguntei via e-mail sobre o prazo de entrega do cartão do sócio. Fui informado que receberia em até 30 dias corridos após a adesão do plano. Até hoje, ainda não tenho a carteirinha em mãos. Temos a primeira rodada do Brasileirão no próximo sábado e receio em não poder ir ao jogo por conta disso.
É necessário lembrar, que antes da terceirização, o prazo para chegada da carteirinha era de quinze dias úteis. Além disso, felizmente, chegava de forma antecipada, mostrando eficiência e atenção com os sócios do Flu. Só que os problemas não param por aí. Além do atraso na entrega do cartão do sócio, o clube passou a cobrar dos antigos sócios, dois valores de uma vez só, equivalendo ao plano antigo, que deveria deixar de ser cobrado e obviamente, o plano novo aderido. Ocorreu comigo e também com outros sócios que fizeram o upgrade:
- No meio do mês, percebi que estava sendo cobrado pelo antigo plano e pelo novo, mesmo constando no Portal do Sócio que meu plano anterior está inativo. Reclamei via e-mail e com uma demora absurda, fui respondido. O clube informava que seria feito um estorno. A fatura do cartão chegou e a cobrança foi feita mesmo assim. Contactei, mais uma vez, o atendimento ao sócio. Fui ignorado, mas recebi um e-mail de avaliação de atendimento. Como vou avaliar se não me atenderam? Liguei pra lá e fiquei cerca de dez minutos esperando, onde a todo momento, recebia um aviso: ''Aguarde um momento, o tempo estimado para atendimento é de um minuto." A cada minuto, o mesmo aviso. Valeu mesmo a pena terceirizar o atendimento ao sócio? Por mais quanto tempo o torcedor será desrespeitado? - Relatou novamente o torcedor, Isaías Ramos.
Como bem citado por Isaías, outro ponto a ressaltar e talvez sendo o mais absurdo e inadmissível, seja de fato, o atendimento ao sócio. Ou melhor dizendo, a falta dele. Torcedores entram em contato com o clube por e-mail e levam um ou dois dias para serem respondidos, quando antigamente, em horário comercial, o torcedor tinha a resposta de todas as suas dúvidas, em vinte minutos, no máximo. Quem também dá a sua versão sobre o caso é Igor Santos:
- Na manhã do dia 4 de maio, enviei um e-mail pelo Portal do Sócio, indagando sobre a mudança de plano, pois tenho interesse em fazer o upgrade. Fui respondido somente hoje, dia 5, quase no início da tarde.
O Blog FluLink procurou o Fluminense para obter respostas sobre essa série de problemas. Através do gerente de Marketing, Dilson Motta, tivemos a seguinte resposta:
"Primeiro, quero garantir que todos os sócios poderão exercer seus direitos para o jogo do Joinville. As carteiras começarão a ser distribuídas essa semana, como previsto dentro do nosso cronograma.
A cobrança indevida já havia sido detectada, pois também aconteceu comigo. Identificamos a causa e as correções já estão sendo implantadas.
Concordo com a insatisfação sobre a demora nas respostas das reclamações, mas também é importante registrar que nesse primeiro mês de lançamento de novos planos, tivemos um número recorde de acessos com os mais diversos assuntos, chegando a quase 700 e-mails nos primeiros quinze dias. Já redimensionamos o número de pessoas encarregadas de responder nossos sócios."
Peço aos sócios, que por gentileza, procurem o blog para informar sobre a promessa feita de entrega das carteirinhas. Por sinal, não está dentro do cronograma, já que o prazo era de trinta dias corridos após adesão e não de um mês após o lançamento.
Quanto a garantia de direitos para a partida entre Fluminense e Joinville, como sócio, entrei no Portal para verificar se já havia possibilidade de opt-in e para a minha negativa surpresa, meus dados estão desatualizados e sigo como sócio do 'Pacote Futebol 50', sendo inclusive cobrado pela mensalidade de $37,50, além da cobrança de $85 referente ao plano novo, do 'Pacote Futebol 100'. Será mesmo que terei meu direito a tempo?
Queremos um Fluminense forte, dentro e fora de campo. Parece que teremos muitas lutas para enfrentar, em ambos os gêneros.
Tá difícil!
No twitter, @ClaytonTetra ou @FluLink.
Nenhum comentário