![]() |
Gum vibra ao empatar para o Flu. Seu gol iniciou a reação tricolor diante do Atlético, em 2010. (Foto: Reprodução) |
Olá, amigos tricolores. No "FluLink Relembra" de hoje iremos recordar a última vitória tricolor sem o mando de campo contra o Atlético-MG, já que os enfrentaremos como visitantes no próximo domingo (17). Em 30 de maio de 2010, o time do Fluminense foi até o Mineirão disputar a quinta partida no Campeonato Brasileiro e conseguiu sair vitorioso. De virada, os comandados de Muricy Ramalho fizeram um belíssimo segundo tempo e garantiram três pontos, que viriam a ser muito importantes no final do campeonato. Estávamos há 26 anos sem sermos campeões brasileiros e Conca e companhia conseguiram nos tirar daquela desagradável fila no ano de 2010. Gostaria de relembrar os detalhes da vitória contra o Galo? Vamos lá!
Os escolhidos por Muricy para iniciarem o confronto foram: Rafael, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diogo, Diguinho, Marquinho e Conca; Rodriguinho e Fred. Nosso time estava longe de ser espetacular, mas sabia jogar bem em conjunto. Com toda a experiência passada pelo nosso técnico da época, os jogadores vinham desempenhando um bom futebol até então e, apesar de muito cedo, a torcida acreditava com todas suas forças no título.
Primeiro tempo
Logo de cara, saímos perdendo. Aos dois minutos, Coelho fez jogada pela direita e cruzou rasteiro para Muriqui apenas empurrar para as redes de Rafael. Com a vantagem no placar, o time atleticano recuou e as melhores chances foram criadas pelo Flu. Principalmente por causa das bolas cruzadas por Darío Conca, o goleiro Marcelo teve bastante dor de cabeça na primeira etapa. A segunda boa chance do Atlético na partida só veio perto do fim, em um chute distante executado pelo lateral-esquerdo Júnior. Apesar da desvantagem no placar, o Tricolor carioca teve mais posse de bola durante a primeira etapa e um leve domínio do jogo.
Segundo tempo
Insatisfeito com a movimentação no ataque, Muricy Ramalho trocou Rodriguinho por Alan antes da bola voltar a rolar e, com certeza, ficou satisfeito com o resultado da sua alteração. Cria de Xerém, Alan mudou completamente a cara do jogo. A primeira chance de igualdade saiu dos pés de Marquinho, que brigou pela bola e finalizou, mas parou no goleiro. De novo com mais posse de bola, o time do Fluminense atacava bastante e o gol de empate parecia estar próximo. O mesmo Marquinho não desistiu e cobrou um escanteio perfeito para Gum testar bonito e igualar o marcador, aos 15. Não demorou muito e a virada veio com o menino Alan. Após passe de Fred, o camisa 17 arriscou e, mesmo sem ângulo, conseguiu virar o placar para o clube das Laranjeiras. Perdendo, o Clube Atlético Mineiro teve que se lançar ao ataque, deixando muitos buracos em sua defesa e oferecendo espaço no campo. Fred e Conca estiveram perto de aumentar a vantagem, porém Marcelo estava em dia inspirado e fez duas grandes defesas. Já nos acréscimos, o contra-ataque funcionou e Fred recebeu de Alan para dar números finais ao encontro: 3 a 1.
Assista aqui aos melhores momentos de Atlético-MG e Fluminense, válido pela 5ª rodada do Brasileirão de 2010.
Com este triunfo, assumimos o terceiro lugar na tabela, atrás apenas de Ceará e Corinthians. No returno, obtivemos outra vitória sobre o Atlético. Jogando no Engenhão, goleamos por 5 a 1 e o técnico Vanderlei Luxemburgo não resistiu à derrota, sendo demitido do cargo de treinador. Apesar das boas lembranças, não vencemos mais o clube mineiro desde então. Esperamos que, no próximo domingo, os comandados de Ricardo Drubscky possam se inspirar nas partidas disputadas em 2010 e dar fim a essa sequência negativa perante o time de Minas Gerais. O duelo será realizado no Mané Garrincha, em Brasília, às 16h00. Saudações Tricolores!
Nenhum comentário