Select Menu

Gif Flulink



Slider

Travel

Performance

Cute

My Place

Mercado Tricolor

Racing

» » » » » Segundo Plano
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga



A semana OFICIAL (nada de amistoso, viu, gente?) começou no futebol brasileiro e nada mais natural seria a coluna de hoje abordar a partida do Flu diante do Atlético-PR na última quarta-feira. No entanto, diante de tudo que tem acontecido, a análise "campo-bola-Fred irritado-quem inventou Ayrton-Gum atrapalhado-gol dos caras-logo o Vinícius" se torna secundário. A hora é de parar um pouco para enxergar o que estamos vivendo.

O que estamos vivendo? O Fluminense fazendo história, sendo pioneiro mais uma vez. Sem se submeter a desmandos grotescos nem caindo na ladainha vazia da vitimização acomodada. O Fluminense (assim como outros, claro) pôs a mão na massa e agora tem visto aos poucos o esforço dar frutos.

A Primeira Liga está acontecendo. Ao contrário do combalido campeonato estadual, a prosperidade e o progresso estão de mãos dadas para a iniciativa que tem pregado, antes de qualquer coisa, a união como ponto forte para vender o produto único, que é o torneio. Enfim uma revolução no futebol brasileiro parece tomar forma. 

Quem viver verá. Na Globo ou não.

Reservo o parágrafo final para transcrever na íntegra um manifesto (que todos vocês já devem ter lido) que participei como signatário ao lado de outros cronistas tricolores do mais alto gabarito (um pouco loucos por terem me chamado, mas ok). A hora é de boicotar. Abandonar. Esquecer. Assim como o time parece ter esquecido das vitórias, mas isso deixa pra falarmos mais pra frente. É segundo plano.

Eis o manifesto:

"Resgatar o protagonismo do torcedor na essência do esporte só será possível com engajamento e ação.


Durante anos, e provavelmente pela vida toda, os signatários do presente manifesto incentivaram maciçamente a presença da torcida nos estádios. Clube grande se faz com torcida grande nas arquibancadas. Traz orgulho, traz aquele indescritível sentimento de pertencimento e devoção que temos com o Fluminense.


Propor o contrário sangra a pele de cada um de nós, mas infelizmente momentos dramáticos pedem posturas severas.


Para que não sejamos cúmplices com o desserviço que FFERJ e CBF prestam ao futebol carioca, parece-nos que a única alternativa para ajudar a pôr fim à atual situação é fazer o exatamente o contrário do que eles desejam: continuar alimentando com nossas bandeiras e dinheiro o negócio espúrio que virou nosso campeonato local.


Não podemos reclamar e manter a conivência. Não podemos - pelo futuro do clube que amamos - esperar uniformizados e sentados nas arquibancadas que tudo se resolva num átimo.


A perenidade do clube cuja história centenária tanto moldou nosso caráter, tanto nos inspirou, deve servir como combustível para que tenhamos a coragem de sinalizar que conosco não.


Não vá aos estádios no campeonato carioca, não compre os jogos pela TV por assinatura, não alimente o paulatino fim de nosso futebol. Deixemos as festas, a alegria e a esperança por dias melhores para os jogos do novo campeonato, da tentativa ainda incerta de tentar caminho diferente.


A proposta é romântica, reconhecemos. Mas pode ser transformadora, se acolhida e disseminada por e para grande parte dos torcedores.


As receitas provenientes da bilheteria que deixarão de entrar nos cofres do clube, por menores que sejam, farão falta, sim, não há dúvidas. No entanto, soaria contraditório abrir mão de um posicionamento institucional de nossa torcida pelas migalhas oferecidas pelos barões que dão as cartas no futebol de nosso estado.


Não será possível, afinal, vencer essa briga sem devoção e sem alguma dor.


Já passou da hora do basta. Que Rubinho, Eurico e seus séquitos de bajuladores fiquem sem o que mais lhes é caro: nossa leniência.

Saudações tricolores!


Dedé Moreira - Flupress - Globoesporte.com


Explosão Tricolor


Fagner Torres - Blog Laranjeiras - ESPN FC


Gustavo Albuquerque - Flupress - Globoesporte.com


Leandro Dias - NETFLU


Marcelo Savioli - O'Tricolor


Movimento de Renovação 21 de julho - MR21*


Panorama Tricolor


Paulo Brito - NETFLU


Rodrigo Barros - Pó-de-Arroz


Rodrigo Mendes - NETFLU


Rodrigo Salomão - FluLink


*Todos os grupos políticos do clube foram procurados para assinar o manifesto, porém apenas um concordou e/ou respondeu até a publicação do texto."

Autor: Rodrigo Salomão

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Deixe um comentário