Select Menu

Gif Flulink



Slider

Travel

Performance

Cute

My Place

Mercado Tricolor

Racing

» » » » » Torcedor em Foco - Rodrigo Sandeo
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

 

Vamos prosseguir a coluna 'Torcedor em foco' visando o melhor para o torcedor dentro da nossa política de aproximação, onde o ciclo formado para funcionamento depende e muito de você, leitor tricolor.

Essa semana, falamos com Rodrigo Sandeo, estudante de Relações Internacionais e membro da união entre Bravo 52 e Legião Tricolor.

Confira abaixo:

1- Qual seria sua primeira formação ideal de zagueiros do Fluminense para essa temporada e por quê?
Rodrigo Sandeo: À princípio, Renato Chaves e Henrique. São os dois zagueiros do elenco que melhor aliam experiência e qualidade. Gosto muito do Marlon, mas por achar que ele é confiante além da conta, e isso nos prejudicar em ocasiões como a daquele fatídico lance do gol do Palmeiras, no jogo de volta, que nos custou a eliminação, considero que esquentar um banquinho de reservas será saudável para ele. Nogueira ainda é "verde" e precisa mostrar mais. Gum eu respeito muito, tenho carinho, sim, ao contrário de muitos, mas, infelizmente, não dá mais pra ser titular. Até pelo que vi do treino hoje, Chaves me pareceu seguro, com uma antecipação boa nos lances que observei, e não deu chutões. Henrique não é um Thiago Silva de 2007/08, pra não falar do atual, mas é um zagueiro inteligente, que sabe sair jogando e claramente está um pouco acima do nível dos outros que atuam no país, principalmente com a saída do Gil, do Corinthians.

2- Qual o principal motivo para a evasão dos torcedores dos estádios na sua opinião?
Rodrigo Sandeo: Na minha opinião, é o preço proporcionalmente alto dos ingressos em relação a renda média do povo e a baixa qualidade do jogo, ainda mais comparada ao nível europeu, que se tornou uma febre e, infelizmente, tem contaminado as nossas crianças, que ultimamente andam preferindo acompanhar Real Madrid, Barcelona, PSG's da vida e comprar suas camisas, ao invés de se envolverem mais profundamente com os clubes nacionais. Além disso, temos a questão dos horários no jogos de meio de semana, a sensação de insegurança, segundo as pesquisas e, por último, a própria cultura do torcedor brasileiro de ir só quando o time está bem. É triste e ao mesmo tempo hipócrita, pois muitos dos que não vão acham lindo e exemplar o Borussia Dortmund ter uma média de 80 mil por jogo.

3- Acha que o Fluminense deveria contratar mais ou emprestar alguém? Gostou do elenco da temporada?
Rodrigo Sandeo: Penso que o Flu poderia contratar mais alguns reforços, apenas. Eu traria mais um bom meia que pensasse o jogo, apesar de ser um tipo difícil de se encontrar atualmente, pelo menos um que seja economicamente acessível, e contrataria mais um atacante de velocidade. Emendando e já respondendo sobre o elenco, acho que é um elenco enxuto(e talvez isso traga problemas, ainda que, ao mesmo tempo, não seja legal trabalhar com um elenco inchado). 
Analisando posição por posição, acredito que no gol estamos bem servidos com pelo menos dois goleiros de confiança ( DC e JC); nas laterais, não me agrada tanto, principalmente a direita com o Wellington Silva, mas considero que estão num nível bem normal pro nosso futebol; na "volância" o Pierre não pode ser titular nem que o Botafogo seja grande, ou seja, de jeito nenhum, mas de resto gosto de todos, caso o Edson volte a ser aquele que nos encantou. Douglas e Marlon Freitas ainda vão surpreender os que não os conhecem. E vale lembrar que Henrique pode jogar ali. No meio, acho que estamos bem, mas temo pela inexperiência. DS é um bom nome, mas não é lá tão decisivo, Scarpa amadureceu e é o melhor. Felipe Amorim pode ser boa surpresa. A grande esperança é Danielzinho, e Eduardo vem de boas temporadas no Nordeste. Além disso, pode ser nosso cobrador de faltas. Foi muito bem no treino que vi, nesse fundamento. Higor é fraco e é um nome que pode ser emprestado. No ataque, temos Osvaldo, MJ, Magnata, que é mais útil do que pensam, Richarlison, que tem muito potencial e Deus, vulgo Fred.
No mais, meu Flu 2016 seria: Cava, Marlon, Henrique, Chaves; Cícero, Douglas, Scarpa, DS e MJ(Amorim); Richarlison e Fred

4- Qual sua visão sobre a atual situação das torcidas do Fluminense? O que acha que podemos melhorar para um canto uníssono na arquibancada!?

Rodrigo Sandeo: Acho que a situação está ridícula. E pra ser honesto não sei muito o que fazer pra melhorar e deixar mais homogênea, até porque considero que seja um reflexo de um problema da nossa sociedade mesmo. Ninguém respeita ninguém, não se aceita qualquer tipo de divergência.. é complicado. As TO's, culturalmente, parece se acharem num patamar superior que não existe e não entendem que o Flu é maior do que qualquer um de nós, e que todos estão ali por isso. Sou da B52 e já presenciei coisas lastimáveis proporcionadas pela minha própria torcida. E a própria torcida entende-se por torcida do Fluminense. Isso é triste demais e é também outro motivo pra afastar torcedores do "povão" dos nossos jogos. Por isso acho quase utópico falar, hoje, em canto ou bateria uníssonos. Sei que é polêmico falar de uma intervenção do clube em si, mas talvez um Departamento de Torcida, que dê suporte as festas,  defenda a torcida em jogos como visitante, e que promova mais diálogo e até uma espécie de arbitragem seja uma solução temporária pra encontrar esse caminho que tanto queremos, que é ver a torcida como uma só. Alguns clubes fazem isso e dá certo.

5- Você acha que o sócio do Fluminense é bem tratado? O que acha que o clube pode melhorar de benefícios para sócios!?

Rodrigo Sandeo: Mais ou menos... casos como o desse jogo contra o CAP, pela estreia da Primeira Liga são um absurdo e um enorme desrespeito com todos os torcedores. 
Além disso, a demora na entrega das carteirinhas é outro problema gravíssimo. O atendimento via internet, porém, parece satisfatório. Pelo menos, foi nas vezes que precisei. Outro ponto positivo é a variedade de preços e planos, ainda que falte planos mais apropriados para quem mora fora do Rio, mas dentro do país, visto que foi lançado há pouco tempo um plano pros tricolores que moram fora e isso é um grande defeito, afinal, temos uma torcida nacional.
O mais louvável é, com certeza, a democratização do clube, pois agora quem decide o nosso futuro somos nós, torcedores de verdade e que se importam com o resultado dentro de campo, que é a essência da nossa existência. Mas acho que os planos poderiam ser mais atrativos.. Faltam alguns detalhes que vão além dos descontos irrisórios em supermercados. Faltam ações de marketing, como de repente o sócio ganhar uma camisa autografada ao final da temporada, um sessão de "meeting and greeting" com os jogadores, coisas assim. Mas é fato que a falta de um estádio próprio nos atrapalha também. Daria nota 6,5 ou 7.  

6- Em que a "Primeira Liga" pode ajudar a dupla FlaxFlu contra a FERJ e CBF?

Rodrigo Sandeo: Acho que a primeira liga pode ajudar em uma forma melhor de pensar e melhorar o futebol brasileiro, embora sabemos que o futebol continua com muita politicagem e vai ser difícil fugir disso pois é algo inerente ao ser humano. É valido por se mostrar contra as federações, contra a FERJ (no caso da dupla Fla x Flu)  e CBF que são modelos arcaicos e só prejudicam querendo se sobrepor aos clube quando, na verdade, o clube é quem manda em si. As federações não podem regular os clubes. Vale lembrar o clube dos 13 que "modificou" o futebol brasileiro. Espero que a dupla Fla x Flu continue combatendo as federações, visto que também é um absurdo um caso como o da apropriação da cota de TV dos dois por parte da FERJ. Não existe isso de renda do clube passar por federação. Os clubes são soberanos e FERJ é uma máfia.

Autor: Bia

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

1 comentários