Select Menu

Gif Flulink



Slider

Travel

Performance

Cute

My Place

Mercado Tricolor

Racing

» » » » » [FluLink Relembra] Don Romero: Ídolo tricolor e maior do Paraguai
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nobres tricolores! Hoje venho me apresentar a vocês pois agora aqui no FluLink começaremos com um espaço chamado "FluLink Relembra". Escreverei semanalmente às quartas aqui no site sobre assuntos relacionados a pioneiríssima história do Fluminense Football Club. Me chamo Paulo e sou o administrador do Twitter Fluminense Histórico (@fluhistory) e da Página no Facebook Fluminense Histórico (/fluhistory).
O assunto de hoje é ninguém menos que um ídolo tricolor e paraguaio: Romerito! Está no rol de maiores ídolos e dos melhores jogadores da história do nosso Fluminense Football Club.



Julio Cesar Romero Insfrán é até hoje considerado o maior jogador de futebol da história do Paraguai. Único paraguaio incluído na lista de 100 melhores jogadores vivos da história, elaborada por Pelé e pela Fifa em 2004. Romerito jogou 5 anos no Fluminense (1984-1989) em 215 partidas e fez 57 gols. Participou da conquista do Campeonato Brasileiro de 1984 e dos Campeonatos Cariocas de 1984/1985, sendo dele o gol do Brasileiro de 1984 (no 1° jogo da decisão contra o Vasco) e do Carioca de 85 (na decisão contra o Bangu). Conquistou ainda o Torneio de Seul de 1984 e a Copa Kirin de 1987.

O início de sua carreira foi bastante promissor. Surgiu no Sportivo Luqueño, do Paraguai e ali ele já demonstrava seu talento no futebol e era tido como uma das grandes promessas do futebol Sul-americano  Pela Seleção Paraguaia, Romerito ganhou a Bola de Prata do Campeonato Sul-americano sub-19, só perdendo o posto de melhor jogador do Campeonato pra Maradona e ganhou a Copa América de 1979, fazendo o gol de empate do Paraguai contra a Seleção Brasileira, no Maracanã pela semifinal, eliminando assim o Brasil. Na final fez 2 gols no 1° jogo contra o Chile.


Romerito em campo pela Seleção Paraguaia.

   
Em 1984, o Fluminense contrata Romerito, que até então era jogador do New York Cosmos, que reunia grandes craques do Futebol Mundial (Beckenbauer, Pelé, Carlos Alberto Torres, Neeskens, etc.). Romerito caiu como uma luva no time vencedor de 1983 e foi peça fundamental naquele inesquecível time.
Em 1985 ele foi eleito pela enquete feita pelo El País, jornal uruguaio, o melhor jogador da América do Sul.


Romerito em sua apresentação no Fluminense.

Jogando pelo Fluminense, Don Romero foi convocado pra Copa de 1986, atuando em 4 partidas e convocado pra Copa América de 1987.
Em 1989 sai do Fluminense pra ir jogar no Barcelona.
Em 2003 ele encerra sua brilhante carreira no em seu País natal, Paraguai, na equipe do Cerro Corá.
Até hoje Romerito é presença constante nas Laranjeiras e nos jogos do Fluminense. Como ele mesmo já disse: "Onde eu vou digo que a torcida do Fluminense é a melhor do mundo".

Romerito com a camisa do Barcelona.

Para saber mais sobre o craque: Romerito - Tricolor de Corazón, livro de Dhaniel Cohen e Heitor D'Allincourt.

Autor: Unknown

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

2 comentários